O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, é mais do que uma data no calendário
O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Muitas pessoas confundem pânico e medo com fobia acreditando que são a mesma coisa. Ambas as condições podem envolver sintomas difíceis que podem impactar tremendamente nos nossos relacionamentos, carreira e outras responsabilidades e metas.
O medo é natural do ser humano, todo mundo tem ou teve medo de alguma coisa, um lugar ou uma pessoa em algum momento da vida, mas quando desproporcional, intenso e até irracional, pode se transformar em uma síndrome neurótica, chamada pelos psicólogos de fobia.
Síndrome do Pânico
A síndrome do pânico atinge cerca de 6 milhões de pessoas só no Brasil e é caracterizada por sentimentos de medo e a ansiedade extremos, acompanhados de taquicardia, mal-estar e outros problemas físicos, que aparecem sem um motivo aparente.
Não há uma causa específica para a síndrome do pânico, mas há indícios que fatores genéticos têm influência. Cerca de 35% das pessoas que têm parentes de primeiro grau com síndrome do pânico desenvolvem a doença também. 70% dos casos começam a se manifestar entre 20 e 35 anos e 71% dos pacientes são mulheres.
O transtorno tem como causa o desequilíbrio químico dos neurotransmissores serotonina e noradrenalina, respectivamente, substâncias do cérebro que influenciam no humor e excitação física. O distúrbio pode ser desencadeado por situações estressantes, traumas psicológicos, entre outros fatores.
Tratamento
O tratamento da síndrome do pânico deve combinar sessões de psicoterapia e acompanhamento médico. O psiquiatra irá receitar medicamentos para equilibrar os neurotransmissores e a psicoterapia permite que a pessoa enfrente as dificuldades que limitam as atividades normais, causadas pelo transtorno.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988