A prática da gratidão é um convite para olhar a vida com mais leveza e apreciação.
O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Olhos secos, vermelhos, ardendo e coçando nunca devem ser considerados como uma situação normal do dia a dia. Esses sinais podem ser um alerta para a Síndrome da Disfunção Lacrimal ou Síndrome do Olho Seco.
Essa é uma condição comum, que atinge pessoas que produzem lágrima de uma forma insatisfatória: seja por não haver quantidade suficiente ou por não terem a qualidade adequada para a lubrificação.
E ela pode se manifestar por alguns fatores:
Deficiência aquosa no filme lacrimal ou diminuição da produção de lágrimas;
Evaporação excessiva do filme lacrimal, quando há problema na produção de algum dos componentes da lágrima.
Disfunção das glândulas de Meibomius, que são glândulas sebáceas localizadas na região das pálpebras.
Pessoas com mais de 50 anos têm mais chances de apresentar a síndrome. Além disso, uso de lente de contato, menopausa, gravidez, algumas doenças crônicas como diabetes e artrite são condições que podem ser consideradas como fatores de risco para o desenvolvimento dos olhos secos.
Sintomas
Os sinais e sintomas não são específicos, mas fique atento a olhos vermelhos, sensação de olho seco, ardência, visão embaçada e intolerância à luz. Geralmente, esses sinais se tornam mais intensos ao final do dia, após uso de telas e em ambientes com ar-condicionado, vento ou exposição à fumaça.
Caso apresente algum dos sintomas com recorrência, procure por um médico oftalmologista. Ele investigará a causa do problema e, se necessário, irá receitar um lubrificante ocular – que pode ser em forma de colírio, gel ou pomada.
Atenção: se a síndrome não for tratada, ela pode levar ao comprometimento da córnea e até a perda da visão.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988