O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
Nós sabemos: a rotina não tem sido fácil! A pandemia afetou o psicológico de muitas pessoas. Mas você não está sozinho.
Esse post vai lhe ajudar a buscar a energia e o equilíbrio necessários para manter o dia a dia do trabalho, atividades domésticas e vida pessoal.
Para começar: você sabia que essa falta de disposição pode estar ligada a falta de exercícios físicos? É isso, mesmo! Combater o sedentarismo é mais do que uma alternativa para definir os músculos ou afinar a cintura. Quando você começa a praticar exercícios físicos, seu corpo fica mais protegido contra o desânimo, cansaço e uma série de doenças, como hipertensão, diabetes, colesterol alto e depressão.
Isso acontece porque, durante o exercício, o organismo libera endorfina e serotonina, que são neurotransmissores que dão sensação de prazer e bem-estar.
Mas é importante ressalvar: é preciso ter regularidade na prática. O ideal é se exercitar, pelo menos, 30 minutos, 3 vezes por semana. Além disso, é preciso manter a frequência cardíaca em 75% de sua intensidade máxima. (para calcular isso, é só fazer a conta: 220 batimentos cardíacos por minuto – sua idade X 0,75).
Benefícios das atividades físicas
De maneira geral, a prática de atividade física melhora a memória, concentração, humor, assim como o combate à ansiedade, à falta de disposição e à depressão, além da prevenção de dores e diversas enfermidades.
Os estímulos hormonais gerados pela prática de atividades físicas no organismo, entre outros fatores, combatem a falta de disposição e colaboram para a melhora da saúde física e mental. Entre os hormônios liberados em decorrência dos exercícios, destacam-se:
Endorfina: dispara sensações de prazer, euforia e força de vontade — tão conhecidas entre os atletas —, aumentando a disposição e a motivação, além de melhorar a resistência imunológica e, consequentemente, afastar doenças;
GH: o hormônio do crescimento atua na lipólise, ajudando na queima das reservas de gorduras mesmo após o treino;
Adrenalina e noradrenalina: dão energia para os músculos, colaboram para a melhora da performance nos treinos e para o aumento do gasto energético.
De volta aos treinos
Abaixo, listamos algumas dicas que podem vão lhe ajudar a motivação para levantar do sofá e colocar o corpo para se mexer.
Ter metas em médio prazo: por exemplo, voltar a vestir suas calças jeans sem precisar murchar a barriga;
Desafiar-se: estabeleça pequenas metas (correr um pouco mais, aumentar os pesos ou encarar uma aula diferente de tempos em tempos) e supere a si mesmo;
Montar uma playlist empolgante: as músicas interferem no estado de espírito e ajudam, especialmente, na hora de superar os limites;
Escolher algo agradável: ter prazer durante as atividades é meio caminho andado para pegar firme e colocar você, de vez, na rotina.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988