Cuidar é muito mais que um ato; cuidar é uma atitude.
Cuidar não é apenas zelar de um corpo físico, mas observar a palavra não dita, expressa através deste corpo físico, muitas vezes, frágil, debilitado, outras vezes contido, desacostumado a manifestações afetivas. Um corpo físico que pela falta de espaço, por medo, se retrai, camuflando manifestações físicas e emocionais de grande importância e que podem mais tarde se manifestar em forma de doença. Estar atento à prevenção é promover a saúde, a qualidade de vida.
Cuidador de idosos é uma profissão reconhecida e inserida na Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego com o Código 5162-10 (Cuidador de pessoas idosas e dependentes e Cuidador de idosos institucional). Esta capacitação é também exigida aos profissionais que trabalham em Instituições de Longa Permanência para idosos.
OBJETIVO
Programar treinamento e acompanhamento para o paciente que necessita de cuidados especiais, esclarecendo e preparando o cuidador para desenvolver o atendimento das necessidades com segurança. Ser um diferencial na reintegração do paciente à sua vida e compreensão de fatos pertinentes a esta adequação.
ESTRATÉGIA
Programar treinamento e acompanhamento para o cliente que necessita de cuidados especiais, esclarecendo e preparando o cuidador para desenvolver o atendimento das necessidades com segurança.