O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
As capitais Rio de Janeiro e São Paulo já registram casos de transmissão comunitária, quando não é identificada a origem da contaminação. Com isso, o país entra em uma nova fase: criar condições para diminuir os danos que o vírus pode causar à população.
As medidas gerais válidas incluem o reforço da prevenção individual com a etiqueta respiratória ( cobrir a boca com o antebraço ou lenço descartável ao tossir e espirrar), o isolamento domiciliar ou hospitalar de pessoas com sintomas da doença por até 14 dias, além da recomendação para que pacientes com casos leves procurem os postos de saúde.
As unidades de saúde, públicas e privadas, deverão iniciar, a partir da semana do dia 16 de março, a triagem rápida para reduzir o tempo de espera no atendimento e consequentemente a possibilidade de transmissão dentro das unidades de saúde.
Transmissão
O período de incubação do coronavírus ocorre nas pessoas por aproximadamente 14 dias após a exposição ao vírus.
Os sintomas do COVID-19 são tosse, febre, falta de ar e em alguns casos mais raros, pode acarretar problemas respiratórios graves, insuficiência renal e até morte.
O diagnóstico pode ser difícil de ser identificado com apenas um exame físico, porque os casos leves do coronavírus podem parecer similares a uma gripe ou resfriado. Um teste de laboratório irá confirmar o diagnóstico.
Prevenção
Os vírus respiratórios se espalham pelo contato, por isso a importância da prática da higiene frequente, a desinfecção de objetos e superfícies tocados com frequência, como celulares, brinquedos, maçanetas, corrimão são indispensáveis para a proteção contra o vírus.
Até mesmo a forma de cumprimentar o outro deve mudar, evitando abraços, apertos de mãos e beijos no rosto. Essas são as maneiras mais importantes pelas quais as pessoas podem proteger a si e sua família de doenças respiratórias, incluindo o coronavírus.
Para os serviços públicos e privados, é indicado que disponibilizem locais para que os trabalhadores lavem as mãos com frequência, álcool em gel 70% e toalhas de papel descartáveis.
Fonte: Ministério da Saúde
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988