O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, é mais do que uma data no calendário
O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Música pode curar? Um estudo feito por uma faculdade de São Paulo revela que a música pode ajudar no tratamento de doenças. Os músicos estão cada vez mais nos corredores dos hospitais paulistanos. Afinal, 72% dos pacientes que tiveram sessões de musicoterapia receberam alta antes do tempo previsto.
Memória
A música é uma das poucas coisas que consegue ativar os dois lados do cérebro ao mesmo tempo. Com isso, traz uma série de benefícios como o combate à degeneração da memória e, em diversos casos, até o aumento da capacidade de guardar fatos. O que a torna um ótimo complemento para o tratamento de pacientes com Alzheimer, por exemplo, entre outras patologias.
Problemas de fala
Ouvir uma boa música e não ter vontade de cantar é bem difícil, não? Exatamente por isso, a música aumenta a capacidade de concentração das pessoas e pode ajudar tanto na hora de aprender um idioma quanto no tratamento de distúrbios vocais.
Controle de Dor
A música também tem resultados incríveis no controle de dor. Tanto que já há diversos hospitais que empregam este recurso para reduzir a dor durante o parto, no pós-operatório e mesmo para diminuir a quantidade de anestesia necessária durante cirurgias.
Isso porque ouvir uma música faz com que o corpo libere uma série de hormônios para o cérebro, como a endorfina e a dopamina. Além disso, nosso batimento cardíaco tende a se harmonizar com o ritmo da música, fazendo com que músicas lentas possam, efetivamente, relaxar o corpo.
Combate à depressão
Outro efeito positivo da liberação de endorfina e, principalmente, dopamina, é gerar uma sensação de recompensa, felicidade e bem-estar. Isso ajuda no combate à depressão, ansiedade e uma série de distúrbios mentais, além de aumentar a autoestima.
Coordenação motora
Com o corpo mais tranquilo, por conta da liberação de dopamina e endorfina, e mais focado, por conta da ativação dos dois lados do cérebro, é mais fácil treinar a coordenação motora e mesmo realizar exercícios de fisioterapia para a recuperação de movimentos.
Fora isso, aprender a tocar um instrumento, além de prazeroso e recompensador, é uma ótima atividade motora.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988