Em busca de uma rotina de exercícios sem precisar sair de casa?
A medicina preventiva é uma abordagem focada em evitar doenças e promover a saúde, antes que problemas mais graves apareçam.
Tradicionalmente, reumatismo é considerado uma doença das articulações, músculos, ligamentos e tendões, de caráter não traumático, que acomete pessoas acima dos 50 anos.
Na verdade, a palavra reumatismo serve para designar inúmeras enfermidades, mais de 200. Provavelmente, as mais conhecidas são a artrite reumatoide e a artrose, que afetam cartilagens e articulações e provocam dor, deformação e limitação de movimentos. No entanto, as doenças reumáticas acometem não só as articulações e cartilagens, mas também órgãos internos como coração e rins
De maneira geral, os sintomas são intermitentes, ou seja, eles vão e vêm e podem progredir com o tempo. Quando os sintomas aparecem, diz-se que a doença está ativa, e nesse período o paciente pode exibir: dor e inchaço nas articulações (pés, mãos e joelhos), fadiga, perda de apetite, rigidez na área inflamada, febre, nódulos reumatoides, elevação da temperatura na região afetada.
O diagnóstico logo cedo pode ajudar a controlar a doença, e deve ser feito por um especialista a partir da avaliação clínica do paciente, exames de imagens e análise de sangue para verificar a presença de marcadores específicos.
O “fator reumatoide” é um anticorpo que está presente no sangue de 80% dos portadores de reumatismo, e deve ser testado em pessoas com os sintomas citados acima. O resultado positivo pode confirmar a condição, mas é possível apresentar um teste de fator reumatoide positivo e não desenvolver a doença.
Por esse motivo, somente a análise de um reumatologista – levando em consideração a análise dos sintomas relatados pelo paciente e dos exames clínicos e laboratoriais – poderá confirmar se a pessoa tem ou não reumatismo.
Não há como dizer hoje que o reumatismo tem cura definitiva. Isso não significa, no entanto, que não seja possível aliviar boa parte dos sintomas relacionados à condição, ou até mesmo prevenir episódios de crises reumatoides.
O tratamento precoce pode ajudar a reduzir a inflamação nas articulações, controlar a dor e prevenir ou pelo menos retardar as deformações articulares.
Além de utilizar medicamentos para a fase ativa da doença, é possível evitar seu agravamento através de: fisioterapia; adoção de mudanças no estilo de vida; dieta específica para reumatismo; atividades leves como a caminhada e o fortalecimento muscular.
Portanto, nada de ficar esperando se vai desenvolver uma doença reumática ou não: ainda que não tenha histórico do problema na família, as mudanças sugeridas só irão trazer benefícios para a sua saúde.
A presença de um atendimento especializado home care pode ser fundamental para conhecer e tratar a doença de maneira mais eficiente. Se você quiser saber mais informações sobre nosso trabalho, solicite uma proposta personalizada.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988