O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
Você sabia que a tensão da vida moderna pode roubar até duas das 24 horas do seu dia? É o que diz um levantamento divulgado pelo Instituto Benenden, na Inglaterra, no final do ano passado, que levanta a hipótese de que as pessoas gastam esse período pensando em problemas.
Esse acúmulo de problemas que leva ao estresse provoca várias alterações no sistema hormonal, ocasionando o aumento da produção de adrenalina e cortisol, responsáveis por estimular o corpo e deixá-lo preparado para enfrentar desafios.
Essas alterações podem causar sérios problemas de saúde. E quais as consequências do estresse em nosso organismo? Confira os mais comuns:
Síndrome de Burnout
É desencadeada quando uma pessoa não consegue mais exercer suas funções a devido a um esgotamento generalizado, tanto físico quanto mental.
Queda de imunidade
Ocorre quando o sistema imunológico de uma pessoa fica mais frágil devido aos altos níveis de cortisol liberados pelo estresse. Assim, o organismo fica mais exposto a doenças infecciosas como gripes, resfriados, infecções de garganta, entre outras.
Problemas de coluna
O estresse pode causar dores nas costas e no pescoço, já que a tensão acaba por manter a musculatura da região contraída, desencadeando e agravando os incômodos. Por isso é tão importante praticar atividades física como pilates ou alongamento, para aliviar os sintomas.
Transtornos alimentares
A compulsão alimentar e a anorexia são exemplos muito comuns de transtornos alimentares causados pelo excesso de estresse, pois quando o corpo está sobrecarregado ou fora de controle, tenta encontrar maneiras de lidar com esses sentimentos desagradáveis por meio da alimentação.
Depressão
O aumento prolongado do cortisol, a redução de serotonina e da dopamina causada pelo estresse estão fortemente associadas à depressão. Desta forma, quando não se consegue gerir ou lidar com situações de estresse, os níveis hormonais ficam alterados por muito tempo, podendo causar a doença.
Doenças cardiovasculares
O estresse pode causar doenças cardíacas, pois mantém o coração em estado de tensão e alerta contínuo. Nesta situação, o cérebro sofre alterações que levam à liberação de altos níveis de hormônios, incluindo o cortisol e a adrenalina. Isso acarreta uma instabilidade no organismo, que pode provocar espasmos na artéria que irriga o coração, além de lesionar células cardíacas.
Se você sentir alguns destes sintomas, procure um especialista. Uma equipe home care pode ser ideal no tratamento de várias doenças causadas pelo estresse. Para saber mais sobre nosso atendimento, solicite uma proposta para nossa equipe.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988