O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
É bem provável que todas as pessoas já tenham sido picadas por um inseto alguma vez na vida. Muitas não devem se quer ter percebido, porque, felizmente, foi uma picada inofensiva. Outras só ficaram sabendo após uma reação alérgica ou até mesmo doenças graves como a dengue ou a malária, transmitidas por alguns mosquitos.
E essa é uma época que necessita de mais cuidados em relação ao ataque dos insetos. Com o aumento da temperatura, a proliferação dos mesmos é inevitável. Garantir 100% de prevenção é impossível, mas há sim medidas bem simples que devem ser aderidas por todos para manter esses insetos incômodos e perigosos bem longe da sua família.
A proteção individual é bastante eficaz, desde que também sejam realizadas medidas coletivas para evitar a disseminação dos insetos que se reproduzem na água.
As piscinas, por exemplo, precisam ser tratadas com cloro e se não estiverem em uso constante, devem ser totalmente esvaziadas. Os lagos, cascatas ou espelhos d´água precisam de limpeza ou criação de peixes que se alimentam das larvas. Tirem de seus terrenos ou prédios, entulhos e recipientes que possam acumular água. Já os vasos de plantas ficam protegidos se junto da água for colocada areia. A água dos seus animais de estimação deve ser trocada diariamente. Caixas d´água ou reservatórios precisam ficar fechados sempre.
As telas de proteção são muito eficientes nas janelas e portas das casas, assim, como o uso de inseticidas. Os mais indicados são os de aparelho plugados na tomada, porém mantidos há dois metros, no mínimo, de distância da cama ou berço. Outra medida bem importante nesta época é fechar a casa antes de anoitecer para os insetos não entrarem.
Quanto à prevenção do corpo, os repelentes são bastante indicados pelos especialistas, principalmente para mosquitos. Lembrando que em crianças a idade ideal para iniciar o uso é a partir dos dois anos, salvo por recomendação médica em casos de alergia extrema aos insetos. O repelente não deve ser aplicado por baixo da roupa, apenas nos locais onde a pele fica aparente e deve ser reaplicado a cada duas horas.
Usar roupas adequadas também é uma forma de prevenir as picadas. As peças leves, já que a estação é quente, de cor clara e compridas como calças e camisas de punho impedem que eles entrem em contato com o corpo.
Os insetos chegam nas pessoas pelo odor. Por isso evite hidratantes, perfumes, bronzeadores e protetores solares que atraem pernilongos e abelhas que adoram um cheiro doce.
Se com todos esses cuidados você ainda for picado por algum inseto, o que fazer? É preciso ficar alerta para os sintomas e dependendo dos mesmos, procurar atendimento médico o quanto antes. Só o especialista vai receitar o medicamento certo para cada tipo de picada ou uso tópico se for necessário.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988