O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
O mês de janeiro registrou um de seus maiores índices pluviométricos até agora. E março já começou com muita água. Com as fortes chuvas, vêm também o risco de enchentes, principalmente nas grandes cidades.
As enchentes são condições favoráveis para o aparecimento de doenças e surtos epidêmicos. Tudo isso porque as águas que transbordam dos rios e bueiros entram em contato com a rede de esgoto, com animais portadores de doenças e seus excrementos como fezes e urina.
Mas você sabe quais as principais doenças infecciosas que podem ser transmitidas pela água suja das chuvas?
Dengue
Pode estar presente em casos de inundação por propiciar ambientes próprios para desova da fêmea, como a água parada. A dengue tem como consequências no organismo a febre alta, dores nos músculos, articulações e cabeça, além de manchas vermelhas no corpo e inchaço.
Hepatite A e E
Estas doenças virais causam inflamação no fígado, apresentam sintomas como febre, náuseas, fraqueza, falta de apetite, coloração amarelada na pele e olhos (icterícia), urina e fezes esbranquiçadas, mas podem se apresentar de forma assintomática.
A transmissão se dá por ingestão de água e alimentos contaminados ou de uma pessoa para outra.
Leptospirose
A urina dos ratos, misturada à água das chuvas, pode transmitir a leptospirose em pessoas que entram em contato com esta via pele e/ou mucosa. Fique atento, pois o contato é facilitado quando o indivíduo apresenta arranhões ou feridas.
A bactéria Leptospira interrogans
causa dor de cabeça, febre e, em alguns casos, icterícia. Pode atingir os rins,
o fígado e o baço, podendo levar o indivíduo à morte.
Tétano
As enchentes podem propiciar uma maior exposição das pessoas a ferimentos e, consequentemente, à maior probabilidade de contaminação destes pela bactéria Clostridium tetani, liberando toxinas que causam os espasmos musculares típicos do tétano.
Para evitar o contágio a essas e outras doenças, evite ingerir alimentos que ficaram submersos, mesmo os embalados; evite contato com a lama não tome água de locais em que você não conheça a procedência.
Cuidar da saúde é um dever de todos. Para conhecer as vantagens de ter um atendimento de saúde home care, solicite uma proposta de atendimento da Conceito Home Care.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988