O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
No próximo dia 30 de outubro (terça-feira) o Ministério da Saúde realiza a campanha Nacional de Luta contra o Reumatismo. O objetivo é conscientizar as pessoas para o diagnóstico precoce e tratamento das doenças reumatológicas, que envolvem um conjunto de mais de 200 patologias. As mais conhecidas são a artrite reumatoide e artrose que afetam cartilagens e articulações provocando dor, deformação e limitação de movimentos.
A idade avançada é realmente um grande fator de risco para esses dois tipos de reumatismo, porém existe uma diversidade de doenças reumatológicas que podem afetar pessoas de todas as faixas etárias, inclusive crianças. Além das articulações, os músculos, ossos, até mesmo órgãos internos como coração e rins podem ser atingidos, como no caso da febre reumática, infecção causada pela bactéria Streptococcus pyogenes, que começa com uma dor de garganta e pode chegar ao coração. Os principais casos ocorrem em crianças e adolescentes.
Dentro dessa família de doenças reumáticas também estão a bursite, lúpus, fibromialgia, lombalgia, gota, capsuliteadesiva (nos ombros), espondilite anquilosanteI (inflamação das articulações da coluna vertebral), tendinite entre outras.Elas se apresentam como inflamações que interferem na qualidade de vida das pessoas e comprometem a realização de algumas atividades do dia a dia. Um dos principais sintomas é a dor crônica, não necessariamente nas juntas, como as pessoas costumam pensar, mas muitas vezes em todo o corpo. Segundo especialistas, boa parte tem cura ou grande alívio com o tratamento certo. É preciso estar atento e detectar o quanto antes.
Na maioria dos casos, o médico consegue saber de qual tipo se trata pelo simples relato de dor do paciente, e com os exames complementares, apenas confirma o diagnóstico. Sabendo exatamente qual é a doença reumatológica, o profissional vai prescrever o medicamento correto, já que assim como as origens são distintas, os tratamentos também não são iguais.
Por isso é tão importante consultar o seu médico home care e realizar exames periódicos. Quanto mais cedo a doença reumática for diagnosticada maiores as chances de cura ou de um tratamento eficaz.
Embora exista uma série de doenças reumatológicas, de uma forma geral a prevenção é a mesma, com a prática de atividade física, controle de peso e controle da inflamação. Para quem tem algum tipo de reumatismo que interfere nos movimentos, o auxílio de um enfermeiro home care pode ser bastante útil, assim como a fisioterapia em casa.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988