O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
As escaras, também conhecidas por úlceras de pressão ou úlceras de decúbito, são feridas que aparecem na pele de pessoas que permanecem muito tempo na mesma posição, geralmente acamadas ou com mobilidade reduzida.
Essas lesões ocorrem devido à pressão constante em pontos com proeminências ósseas, que ficam em contato com a superfície, como cama ou cadeira de rodas. A principal causa da formação de escaras é a deficiência prolongada na irrigação de sangue e na oferta de nutrientes em determinada área do corpo.
A ferida pode ser superficial, atingindo apenas a epiderme, ou profunda, chegando a comprometer músculos, tendões, ossos e até órgãos. As escaras podem aparecer em diversas regiões do corpo, especialmente atrás da cabeça, nas costas, na articulação do quadril, no cóccix, nas nádegas, cotovelos e calcanhares. Pessoas em cadeiras de rodas estão mais sujeitas a desenvolver escaras na região do ísquio, osso que serve de apoio ao corpo na posição sentada.
No tratamento home care você conta com profissionais especializados e capacitados na prevenção do problema. Para evitar as lesões, por exemplo, é preciso mudar a posição do paciente, movimentando-o seqüencialmente a cada três horas, a fim de aliviar os pontos de pressão da pele nas áreas de maior risco. Para mudar a posição o paciente nunca deve ser arrastado sobre a cama.
O tratamento para as escaras varia de acordo com a gravidade e extensão das lesões. As feridas iniciais nos graus 1 e 2 e até mesmo no grau 3, se forem pequenas, podem regredir por si mesmas, desde que a pressão sobre a pele seja interrompida e os cuidados profiláticos sejam mantidos. Porém, existem casos, em que é necessário recorrer ao uso de antibióticos e curativos especiais.
As lesões que atingem o grau 4 podem demandar uma intervenção cirúrgica para eliminar os tecidos infectados r mortos, assim como um transplante de pele para facilitar o fechamento da ferida.
O melhor remédio para as escaras é evitar que elas se formem nas áreas mais sensíveis à pressão, por isso os cuidados de prevenção devem ser tomados.
Foto de Kampus Production no Pexels
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988