Proposta de atendimento
Seja um parceiro

Veja também

Protetor solar: seu aliado contra o envelhecimento precoce e o Câncer de Pele

O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.

Por que reduzir álcool e evitar o tabagismo fazem a diferença

Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.

Reumatismo não escolhe idade, dizem os especialistas

Parece, mas não é. Embora grande parte das pessoas associa reumatismo com envelhecimento, a realidade é outra. Enquanto algumas doenças reumáticas afetam idosos, outras preferem os jovens.

E embora muita gente não saiba, o reumatismo não é nome de nenhuma doença. Na verdade, é um termo geral que engloba mais de 100 doenças reumáticas diferentes, cada qual com suas características. Complexo, não é mesmo?

Geralmente, essas enfermidades afetam as articulações, ossos, tendões e músculos. Mas, algumas doenças reumáticas também podem comprometer outras partes e funções do corpo humano, como rins, coração, pulmões, olhos, intestino e até a pele. Entre elas, as mais comuns são artrite reumatoide, artrose, osteoporose, gota, tendinites e bursites, febre reumática e fibromialgia. De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 12 milhões de brasileiros têm algum tipo de doença reumática.

Quem atinge

O reumatismo pode ter várias causas e afetar qualquer pessoa. Os idosos, por exemplo, são os que mais têm artrose; um problema reumático provocado pelo desgaste natural da cartilagem articular. Já a gota, doença reumática relacionada ao aumento de ácido úrico no sangue, é mais frequente nas pessoas do sexo masculino.

O reumatismo também pode afetar as crianças. Um exemplo disso é a artrite reumatoide juvenil, que provoca dores nas articulações. No entanto, são as mulheres com idade entre 25 e 45 anos as mais atingidas pelas doenças reumáticas, sobretudo as autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide. O surgimento dessas doenças nas mulheres está ligado a uma tendência maior de produção de anticorpos, provavelmente relacionada aos hormônios femininos.

Principais sintomas

Dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas;

Vermelhidão, calor e inchaço nas articulações;

Dificuldade para movimentar as articulações ao acordar;

Dores ao esticar os braços sobre a cabeça;

Dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.

Tratamento

O tratamento para o reumatismo geralmente é feito com a ingestão de medicamentos para o controle da dor e da inflamação e fisioterapia. A fisioterapia é muito importante para trazer alívio dos sintomas e melhorar a qualidade de vida do indivíduo.

Alguns cuidados devem ser seguidos à risca pelos portadores de reumatismo, e a presença de uma equipe multidisciplinar home care é a alternativa mais indicada. Tomar os medicamentos na hora certa, não deixar de realizar exercícios físicos e ter os momentos de repouso recomendados pelo médico podem fazer uma grande diferença no tratamento.

Consulte nossa equipe de atendimento para saber mais informações sobre os benefícios do home care no tratamento de pacientes com reumatismo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988

Copyright 2024 - Conceito Home Care. Todos os direitos reservados. Site by MissLily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo