O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
Parece que o frio chegou com tudo agora, não é mesmo? O grande problema é que essa mudança brusca de temperatura pode fragilizar a saúde de crianças e adultos. E nós não queremos ver nossos entes queridos doentes, certo?
Segundo os especialistas, o clima mais frio aumenta a incidência de algumas doenças respiratórias, como rinite, sinusite, faringite, laringite, bronquite, bronquiolite e asma, que causam, entre outros desconfortos, coriza, obstrução nasal, tosse, falta de ar e até febre. No caso dos idosos os perigos estão ligados também à saúde cardiovascular, podendo causar insuficiência cardíaca, infarto do miocárdio (aumento em 30% em dias abaixo do 14ºC), derrame e crise de hipertensão arterial.
Além disso, as temidas quedas em idosos também são mais frequentes em dias de frio. Por isso é fundamental contar com o apoio de um cuidador profissional em ambiente domiciliar para auxiliar na rotina diária com os idosos.
Separamos algumas dicas de como cuidar de crianças pequenas e idosos nesta época do ano. Confira:
Agasalhe bem
Vista as crianças com roupas adequadas à temperatura. Mas lembre-se sempre de lavar casacos, cobertores e mantas guardados por bastante tempo antes do uso, pois isso pode potencializar os sintomas alérgicos.
Vacinação
A imunidade fica em risco no inverno, por isso é importante também manter a vacinação das crianças e do idosos em dia, para aumentar a resistência aos vírus causadores da gripe e de outras doenças.
Evite locais fechados e com aglomerações
Procure não manter crianças e idosos em locais fechados ou perto de pessoas que estejam doentes. Em ambientes fechados, o vírus da gripe pode se propagar rapidamente. Portanto, mesmo no frio, é bom manter as janelas e portas abertas para melhorar a ventilação.
Umidifique os ambientes
O inverno também é uma época seca, portanto, pais, familiares e cuidadores também podem umidificar os ambientes para evitar irritações de pele e mucosas.
Beba bastante água
É muito comum que, durante o inverno, as pessoas bebam menos água, pois nessa época de frio sentimos menos sede. O problema é que os idosos já têm a pele bastante desidratada e não podem deixar de tomar a quantidade diária necessária.
Uma boa estratégia é deixar uma garrafinha de água sempre perto dele e checar se o consumo está realmente sendo feito. Lembre-se também de sempre oferecer água, chás ou sucos naturais para os pequenos.
Mantenha o ambiente limpo e arejado
A limpeza diária da poeira com pano úmido, a troca frequente da roupa de cama e a abertura das janelas durante o dia propiciam melhor circulação do ar e eliminação de partículas de poeira.
Com essas dicas é mais fácil reduzir os riscos de uma gripe ou outra doença indesejada. A presença de um profissional home care também pode ser fundamental nesse processo. Para saber mais informações sobre esse serviço, solicite-nos uma proposta de atendimento.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988