Proposta de atendimento
Seja um parceiro

Veja também

Dia nacional do doador de sangue: um tributo à solidariedade

O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, é mais do que uma data no calendário

Protetor solar: seu aliado contra o envelhecimento precoce e o Câncer de Pele

O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.

Exercícios físicos noturnos trazem benefícios cardíacos para hipertensos

Contrariando o senso comum, pesquisadores da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP) demonstraram que atividades aeróbicas noturnas podem trazer maiores benefícios cardíacos para aqueles que são hipertensos.

O estudo, conduzido pelo pós-doutorando Leandro Campos de Brito, chegou à conclusão de que a taxa de recuperação cardíaca (TCR), tanto em sua fase rápida como na lenta, apresentou melhoria para o grupo que se exercitou durante a noite. O motivo ainda permanece incerto, mas há algumas hipóteses que tentam explicar esse fenômeno.

Os resultados foram publicados na Revista Científica Blood Pressure Monitoring.

Método e análise

O experimento avaliou um grupo composto de 49 homens por 10 semanas. Todos tinham meia-idade e faziam uso de medicamentos para controle da pressão arterial há pelo menos quatro meses. Três divisões foram criadas: um de treino matinal (entre 7h e 9h), um de exercícios noturnos (entre 18h e 21h) e um grupo controle que realizava apenas alongamentos ativos.

A análise dos resultados permitiu a constatação de que a TRC dos candidatos que se exercitaram durante a noite teve uma resposta mais eficiente do que os outros dois grupos. E essa melhora foi percebida tanto no sistema autonômico cardíaco simpático (que acelera o coração) como no parassimpático (que desacelera o batimento), avaliados em períodos específicos após atividades aeróbicas.

Segundo o estudo, o fato de as duas fases (lenta e rápida) da TRC terem apresentado aumento com os exercícios noturnos indica que fazer treinos nesse período do dia pode melhorar os dois ramos do sistema autonômico cardíaco. Os resultados também revelam que o impacto positivo não fica limitado somente ao horário de exercício dos voluntários.

Possíveis explicações

Essa melhora expressiva para o grupo de exercício noturno ainda é um mistério para os pesquisadores. A hipótese mais provável seria a de que a sensibilidade barorreflexa – mecanismo que controla a pressão arterial – foi aumentada durante os treinos à noite.

Mas a verdade é que os exercícios físicos, realizados em qualquer período, trazem benefícios claros para a saúde. “É importante dizer que, quando o assunto é fazer exercício, qualquer hora é melhor do que hora nenhuma. Ou seja: é necessário se exercitar. O que tentamos neste trabalho foi maximizar as respostas”, disse Brito em entrevista à Agência FAPESP.

Fotos: Envato

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988

Copyright 2024 - Conceito Home Care. Todos os direitos reservados. Site by MissLily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo