O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, é mais do que uma data no calendário
O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
O câncer de mama afeta a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo e o mês de outubro é conhecido mundialmente como o mês marcado por ações relacionadas a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do colo do útero. O objetivo da campanha é conscientizar as mulheres sobre as doenças e contribuir para a redução da mortalidade.
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
A redução de risco e o diagnóstico precoce da doença é um dos principais fatores para reduzir a mortalidade por câncer. Segundo o INCA, é possível diminuir em 28% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama a partir da adoção de alguns hábitos. Entre eles estão: praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável, não fumar, ter o peso corporal adequado, não ingerir bebidas alcoólicas e evitar uso de hormônios sintéticos em altas doses.
Autoexame
A realização desse exame é recomendada para todas as mulheres maiores de 20 anos de idade. O autoexame é feito sete dias após o início da menstruação. Após a menopausa, deve-se escolher um dia por mês para fazê-lo.
Passo a passo
O exame de mamas pode ser feito em frente ao espelho, em pé ou deitada.
Em frente ao espelho
Posicione-se em frente ao espelho e observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos. Depois, coloque as mãos na cintura fazendo força; coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo em seguida pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.
Em pé (pode ser durante o banho)
Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça e com a mão direita esticada, examine a mama esquerda. Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas.
Sinta a mama. Faça movimentos circulares, de cima para baixo. Repita os movimentos na outra mama.
Deitada
Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita. Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão. Depois, apalpe a metade externa da mama (é mais consistente), apalpe as axilas. Em seguida, inverta o procedimento para a mama esquerda.
Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um médico ginecologista. Ele realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia.
Lembre-se: o autoexame de mamas é apenas a primeira precaução. A consulta ginecológica anual e a atenção aos sinais emitidos pelo corpo, como o aparecimento de secreções e dores, são essenciais para prevenir e tratar qualquer problema.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988