O Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, é mais do que uma data no calendário
O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Muito comuns em regiões úmidas e áreas urbanas, as arboviroses são doenças que, embora sejam mais recorrentes durante o período chuvoso, merecem a sua atenção durante todo o ano.
Elas são causadas por “arbovírus”, isto é, vírus que se originam de animais artrópodes e são encontrados na natureza. Muito frequentes em países de clima tropical, essas doenças infecciosas têm adentrado cada vez mais o meio urbano por uma série de fatores, dentre eles: as mudanças climáticas, o crescimento urbano desordenado, o desmatamento e a falta de saneamento básico.
Disseminadas por animais como o mosquito Aedes aegypti, as arboviroses são transmitidas para o ser humano através da picada de um animal vetor (infectado pelo vírus). Em geral, não há transmissão direta por contato entre seres humanos.
Dentre as arboviroses mais conhecidas estão a Dengue, a Chikungunya, o Zika Vírus, a Febre Amarela e a Febre do Mayaro.
Como se prevenir
A melhor forma de prevenir as arboviroses é eliminando ou impedindo a reprodução dos animais vetores. Para isso, você deve cuidar do ambiente em que você mora e, claro, proteger o seu corpo da picada desses insetos.
É importante ressaltar que as medidas de prevenção devem ser tomadas constantemente e reforçadas durante a época de chuvas, uma vez que os animais vetores, como o Aedes aegypti, se reproduzem com mais facilidade em ambientes úmidos.
Como diferenciar as arboviroses
Os sintomas das arboviroses costumam ser muito parecidos, o que pode dificultar o diagnóstico imediato. As manifestações mais recorrentes incluem febre, dor de cabeça, dor nas articulações e manchas vermelhas na pele, mas outros sintomas também podem surgir, como vermelhidão nos olhos e coceira pelo corpo.
O ideal é buscar atendimento médico para obter o diagnóstico correto, pois apenas um exame clínico é capaz de identificar a patologia correta.
Tratamento
Ainda não existem medicamentos com ação antiviral específica contra esses vírus. Além disso, os médicos recomendam que pacientes com suspeitas de Dengue, Zika e Chikungunya evitem medicamentos à base de ácido acetilsalicílico, conhecido popularmente como Aspirina.
Isso acontece porque essas doenças diminuem o número de plaquetas no sangue, e como a Aspirina atua da mesma forma, há chances de ocorrer uma hemorragia. O mesmo ocorre com os medicamentos inflamatórios não hormonais, como Diclofenaco e Ibuprofeno. O ideal é seguir as orientações médicas e evitar a automedicação.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988