Veja também

O uso excessivo de celular e tablet por crianças e adolescentes

O uso excessivo de celulares e tablets por crianças e adolescentes tornou-se uma preocupação crescente para pais, educadores e profissionais de saúde.

Mantendo a saúde em dia: Dicas para pacientes e familiares em home care

Manter a saúde em dia é essencial para pacientes em home care e seus familiares.

Como detectar o câncer de ovário mais cedo

Silencioso. É assim que os médicos se referem ao câncer de ovário, cujos sintomas só aparecem quando a doença já está instalada, e ainda podem ser confundidos com os de outras enfermidades.

Não é a toa que a doença é o terceiro tipo de câncer ginecológico mais comum entre as mulheres, atrás apenas do de colo do útero e mama e a sétima maior causa de morte por câncer em mulheres.

Por não haver um método eficaz de rastreamento, o câncer de ovário é diagnosticado, na maioria dos casos, quando as mulheres apresentam sintomas que refletem a doença em estágio mais avançado. Em 80% dos casos, esse tipo de câncer é diagnosticado quando não está mais restrito ao ovário, tendo se disseminado para linfonodos, outros órgãos da região pélvica e abdominal ou até mesmo para órgãos como pulmão, osso e sistema nervoso central, mais raramente.

A alta taxa de diagnóstico tardio causa impacto no resultado do tratamento. Menos da metade das pacientes (48,6%) vive por mais de cinco anos após o diagnóstico.

Alertas do corpo

Diferentemente do que ocorre com os exames de Papanicolau, mamografia e colonoscopia, que funcionam como métodos de rastreamento, respectivamente, do câncer de colo do útero, mama e colorretal, com o câncer de ovário não há uma metodologia eficaz.

Outro complicador é o fato de que os sintomas que podem alertar para o surgimento de tumores de ovário também são comumente associados a outras doenças. Embora esses sinais de alerta sejam inespecíficos, a atenção a eles pode ser um caminho para o diagnóstico mais precoce. Os principais são aumento do abdômen, dificuldade para se alimentar, dor na região pélvica e/ou abdominal, sangramento vaginal anormal (principalmente pós-menopausa), mudança no hábito intestinal, fadiga extrema e perda de peso.

Possíveis sintomas

Dor abdominal ou pélvica

O câncer de ovário pode causar um acúmulo de líquido no abdômen chamado ascite. Esse fator pode causar dor na região.

Enjôo ou falta de apetite

Quando o câncer de ovário se espalha, ele pode afetar a maneira como o intestino funciona, também causando náuseas. O mesmo vale para sentir-se satisfeita antes do que o normal ou não conseguir comer tanto quanto antes. Se for esse o caso, seu estômago pode ter menos espaço do que o habitual por causa de um tumor crescente, ou você pode ter um acúmulo de líquido que também faz você se sentir satisfeito.

Inchaço e intestino preso

O câncer de ovário pode fazer você se sentir inchada, mais uma vez, por causa da função prejudicada do intestino.

Xixi em excesso

O tumor faz a bexiga parecer mais cheia e precisa ser esvaziada com mais frequência.

Menstruação irregular

Se você notar alguma grande mudança no ciclo, como períodos mais ou menos freqüentes ou a falta deles, é importante consultar o seu médico.Outra possibilidade: alguns tumores ovarianos produzem até mesmo seu próprio estrogênio e podem interferir no ciclo, imitando a menstruação. Isso pode acontecer mesmo depois de você ter passado pela menopausa, o que é outra bandeira vermelha.

Por fim, ao notar qualquer um desses sintomas, consulte seu médico imediatamente. Somente um profissional especializado será capaz de fazer o correto diagnóstico e indicar o melhor tratamento.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo