Veja também

Mantendo a saúde em dia: Dicas para pacientes e familiares em home care

Manter a saúde em dia é essencial para pacientes em home care e seus familiares.

Hidroterapia e seus benefícios

A hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática, envolve o uso de água para tratar diversas condições e promover a saúde física e mental.

Como saber se você está bebendo água o suficiente

Já ficou com aquela sensação de garganta extremamente seca e a única coisa que você quer é um gole de água fria? Isso pode significar que seu corpo está desidratado e já passou da hora de você beber água.

Mas como saber a quantidade certa? Para os especialistas a conta que tem que ser feita é a seguinte:  Peso corporal x 35ml (exemplo : se a pessoa pesa 70 quilos x 35 ml = 2.450ml ao dia)

Para dias de atividades físicas de 1 hora ou mais, é recomendado uma hidratação adicional de 0,5 litros para intensidade moderada; 1 litro para alta intensidade; 1,5 litros para intensidade extremamente alta.

Abaixo, listamos alguns sinais de que você está bebendo pouca água.

Sede

A sede é a maneira que seu corpo usa para enviar um sinal de alarme. Aparentemente, não foi “regado” a tempo e agora precisa urgentemente de hidratação.

Dores de cabeça

Quando temos dor de cabeça, geralmente tomamos um analgésico imediatamente. Frequentemente, porém, é simplesmente desidratação porque o sangue não é mais diluído o suficiente e, portanto, menos oxigênio é transportado para o cérebro. Um copo grande de água ou uma xícara de chá de ervas quente é mais natural e melhor do que comprimidos.

Falta de Concentração

Nosso cérebro é três quartos de água. Sem os fluidos necessários, temos dificuldade de concentração.

Urina Escura

A desidratação também é perceptível na urina. Não beber o suficiente altera a cor da sua urina. O problema não é que esteja diluído, mas sim concentrado. É por isso que a cor muda de amarelo palha para âmbar profundo.

Pele seca

Se seu corpo recebe muito pouca água, isso também pode ser visto em sua pele.

Os fluidos disponíveis são utilizados para fornecer primeiro os órgãos vitais, a pele deve aguardar a sua vez e por isso pode ficar seca e escamosa.

Constipação

Se você tiver problemas para ir ao banheiro, este também pode ser um dos sinais de que precisa de mais água. O volume das fezes diminui e as fezes endurecem. Especialmente ao comer alimentos ricos em fibras (como produtos de grãos inteiros), você deve beber muitos líquidos. À medida que a fibra absorve o líquido, ela incha, tornando as fezes mais soltas e macias. Também promove a função intestinal.

Cãibras musculares

As cãibras musculares são causadas por desequilíbrios eletrolíticos. De particular importância aqui são o magnésio e o cloreto de sódio. Se suarmos mais e não bebermos líquidos suficientes (incluindo eletrólitos), tendemos a ter cólicas.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo