O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
A perda de peso sem motivo aparente, como uma dieta ou prática esportiva, podem indicar que há algo errado com o organismo e a causa deve ser investigada. As exceções são pessoas que têm facilidade em emagrecer devido a um fator genético.
O emagrecimento é preocupante quando o paciente perde, sem querer, mais de 5% do peso corporal em um período de 6 meses a 1 ano. Em pessoa com 70 kg, por exemplo, a perda é preocupante quando é maior que 3,5 kg, e em uma pessoa com 50 kg, a preocupação vem quando ela emagrece mais 2,5 kg sem querer.
De forma geral, a perda de peso não intencional pode ser devido a alterações gastrointestinais, doenças neurológicas, problemas na tireoide, como hipertireoidismo, doença pulmonar obstrutiva crônica e doenças infecciosas, como tuberculose e AIDS, por exemplo. Além disso, pode ser devido à diabetes, problemas psicológicos, como a depressão, uso excessivo de bebidas alcoólicas ou drogas e câncer. A perda de peso também pode ter causas específicas de acordo com a idade da pessoa e situações associadas.
Idosos
A perda de peso durante o envelhecimento é considerada normal quando é lenta, sendo normalmente ligada à falta de apetite, alteração do paladar ou devido a efeitos colaterais de remédios. Outro motivo comum é a demência, que faz com que a pessoa esqueça de fazer as refeições e de se alimentar de forma adequada. Além do emagrecimento, também é normal ocorrer a perda de massa muscular e massa óssea, o que torna o idoso mais frágil e com maior risco de ter fraturas ósseas.
Gravidez
A perda de peso na gravidez não é uma situação normal, porém pode ocorrer principalmente quando a gestante tem muitos enjoos e vômitos no início da gravidez, não conseguindo fazer uma alimentação adequada.
Bebê
A perda de peso é comum em bebês recém-nascidos, que costumam perder até 10% do peso corporal durante os primeiros 15 dias de vida, devido à expulsão de líquidos através da urina e fezes. A partir daí é esperado que o bebê aumente cerca de 250 g por semana até os 6 meses de vida e vá sempre aumentando de peso e altura conforme o avançar da idade. Caso isso não aconteça, é importante que o bebê seja constantemente monitorado pelo pediatra para que não ocorram alterações no seu processo de desenvolvimento.
Diagnóstico
É importante que se saiba qual a causa do emagrecimento para que o médico consiga indicar o tratamento mais adequado e, assim, seja possível prevenir complicações. Por isso, para diagnosticar a causa do emagrecimento, o médico deve avaliar os sintomas apresentados e pedir exames conforme as suspeitas, como exames de sangue, de urina e de fezes, ressonância magnética ou raio X do tórax, continuando a investigação de acordo com os resultados obtidos.
Home Care
O acompanhamento home care é fundamental para garantir um diagnóstico mais rápido e assertivo.Quer saber mais informações sobre o nosso home care? Entre em contato com nossa equipe de atendimento e conheça as vantagens do atendimento domiciliar.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988