O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
A inflamação nos ovários, também conhecida como ooforite ou ovarite, acontece quando um agente externo, como bactérias e vírus, começa a se multiplicar na região dos ovários. Em alguns casos, doenças autoimunes, como lúpus ou até mesmo a endometriose, também podem causar a inflamação do ovário.
Os principais sintomas são dor na parte inferior da barriga e ao urinar, sangramento vaginal fora do período menstrual; febre, enjoos e vômitos e dificuldade para engravidar.
No entanto, como esses sintomas são comuns a outras doenças como endometriose, inflamação nas trompas, e frequentemente é confundido com inflamação no útero, é importante consultar o ginecologista para identificar a causa correta e iniciar o tratamento mais adequado.D
Aguda
A inflamação aguda ocorre quando há apenas um episódio da doença, normalmente causado por bactérias que atingem um ou os dois ovários. Também pode ocorrer em decorrência de complicações da caxumba.
Crônica
A inflamação crônica ocorre quando acontece com recidivas. Nesses casos, o quadro pode se dar por uma inflamação das tubas decorrente do refluxo sanguíneo, que acaba comprometendo os ovários.
Autoimune
A inflamação autoimune é uma condição rara que acontece devido a um descontrole do sistema imunológico que passa a atacar os próprios ovários, causando a destruição das células do órgão.
Qual a relação entre inflamação dos ovários e infertilidade?
A inflamação dos ovários está entre as causas da infertilidade permanente quando não diagnosticada a tempo ou não tratada de maneira adequada, principalmente nas suas versões crônica e autoimune. Nos casos menos graves, em que a doença é descoberta a tempo e tratada de forma adequada, a infertilidade é temporária.
Tratamento
O tratamento para a inflamação no ovário, independente de qual das três classificações seja, normalmente é feito com o uso de antibióticos e anti-inflamatórios hormonais prescritos pelo ginecologista, durante cerca de 8 a 14 dias.
Entretanto, se a pessoa já se tratou outras vezes e a inflamação voltou, ou quando as trompas também estão inflamadas, pode ser necessária a internação para fazer uso de remédios que são injetados direto na veia. Já nos casos mais graves, o médico pode ainda indicar cirurgia para tratar o problema, o que pode incluir a retirada dos ovários.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988