Proposta de atendimento
Seja um parceiro

Veja também

Protetor solar: seu aliado contra o envelhecimento precoce e o Câncer de Pele

O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.

Por que reduzir álcool e evitar o tabagismo fazem a diferença

Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.

Diferenças entre cálculo renal e pedra na vesícula

Cálculo renal e pedra na vesícula são duas doenças diferentes, embora muitas pessoas acreditem se tratar do mesmo problema. A principal diferença se manifesta nos sintomas: ambos levam o paciente a sofrer com cólicas, mas de maneira diferente.

A pedra na vesícula causa uma cólica biliar, normalmente na região da barriga, que acontece subitamente, ao lado direito do abdômen. Junto a uma forte dor, podem aparecer náuseas e vômitos.

Já a cólica renal, conhecida por ser de forte intensidade, também costuma aparecer com náuseas e vômitos. Surge nas costas, no local onde o cálculo está se movimentando. Por isso, pode se direcionar para a região genital. É comum que o paciente note sangue na urina.

Cálculo renal

O cálculo renal, também conhecido como pedra no rim pode ocorrer em qualquer outro órgão relacionado ao trato urinário. A razão da doença é a formação de uma pequena massa sólida constituída a partir de pequenos cristais. A causa mais comum é um volume insuficiente de urina ou a falta de ingestão de líquidos diários.

Os cálculos urinários são tratados com litotripsia, um procedimento que busca reduzir o tamanho das pedras, para que elas passem pelo canal urinário. Existem outros tratamentos endoscópicos, e, em muitos casos, não é necessário utilizar instrumentos, pois a eliminação acontece de forma espontânea.

Pedra na vesícula

A pedra na vesícula é um problema caracterizado pela presença de um ou mais cálculos na vesícula ou no “ducto biliar”. Também chamada de cálculos biliares, a complicação acontece porque há uma aglomeração de cristais na região.

Mulheres em idade fértil, com obesidade ou mais de 40 anos têm maior risco de desenvolver o problema. Pessoas com uma dieta rica em gordura e pobre em fibras também aumentam a predisposição.

O tratamento exige a remoção cirúrgica da vesícula biliar para a retirada dos cálculos no ducto biliar. É feita uma endoscopia digestiva antes ou no momento da cirurgia na vesícula.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988

Copyright 2024 - Conceito Home Care. Todos os direitos reservados. Site by MissLily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo