A misofonia é uma condição na qual a pessoa reage de forma intensa e negativamente a pequenos sons que a maior parte das pessoas não repara ou não dá significado, como o som de mastigar, de tossir ou de simplesmente limpar a garganta, por exemplo.
té dezembro de 2018, conforme dados do Ministério da Saúde, mais de 247 mil pessoas foram infectadas pelo vírus da dengue no Brasil.
Você já parou para pensar nos benefícios da relação entre tecnologia e idosos? Os novos recursos chegaram para facilitar as relações sociais e a atualização com o mundo, fatores importantes para a autonomia e independência de pessoas que já atingiram a terceira idade.
À medida que os anos avançam, é muito comum que os idosos se sintam deslocados e até mesmo temerosos com as modernidades. Por isso, é fundamental que as pessoas ao seu redor incentivem a inserção tecnológica, para que eles fiquem mais informados, se sintam melhor e tenham mais qualidade de vida.
Sem falar que durante a pandemia de COVID-19, os recursos tecnológicos têm sido grandes aliados para nos mantermos conectados com parentes, amigos e colegas de trabalho. Abaixo, listamos alguns benefícios:
Interação com a família
Segurar os idosos em casa não é uma tarefa exatamente fácil durante a quarentena. Boa parte disso se deve à vontade constante de manter o contato com os filhos, netos e parentes mais distantes.
Com aplicativos intuitivos e simples de serem utilizados, os idosos podem facilmente trocar mensagens de texto ou áudio com os membros da família e ainda fazerem uma vídeo-chamada com qualquer outra pessoa. Essa é uma forma eficaz de manter o contato, ficar informado sobre as novidades e mandar a solidão para longe.
Entretenimento
Muitos idosos têm suas agendas cheias de atividades que ocupam boa parte do tempo, seja fisioterapia, aula de idiomas, ginástica e assim por diante. No entanto, durante a reclusão, essas não são opções viáveis. Por isso, é preciso buscar por alternativas online de entretenimento, o que não falta na internet.
Existem muitas opções, como: filmes, documentários e séries; e-books e áudio-books; jogos online de tabuleiro, cartas e lógica; cursos, workshops e palestras; shows e outros.
Redes sociais
As redes sociais costumam ser a porta de entrada da tecnologia para idosos. Não podemos deixar de mencionar o importante papel que elas desempenham nesse período. Além da possibilidade de manter um contato mais assíduo, mesmo durante o isolamento, com os membros da família, essas redes também ajudam a ampliar o leque, conhecer novas pessoas e desenvolver novos hobbies.
Independentemente do tipo de recurso utilizado, a tecnologia pode fazer uma diferença enorme no dia a dia dos idosos durante a pandemia. No entanto, também é muito importante que a família se envolva e se empenhe em ajudar seus pais e avós a aprenderem formas de utilizar a internet a seu favor.
Caso precise de ajuda, entre em contato com nossa equipe de atendimento e solicite uma proposta que atenda às suas necessidades.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.