O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
O hábito de resolver palavras cruzadas pode ser mais que uma simples diversão para os idosos. Segundo cientistas britânicos, fazer palavras cruzadas diariamente ajuda a manter o cérebro aguçado e uma mente sadia ao envelhecer.
Um estudo desenvolvido na Universidade de Exeter, na Inglaterra, levantou dados de um grupo de mais de 17 mil pessoas saudáveis, entre 50 e 96 anos, sobre a frequência em que realizavam jogos de palavras como palavras cruzadas.
Entre os resultados observou-se que quem realizava palavras cruzadas com maior frequência tinham um melhor desempenho em tarefas de atenção, raciocínio e memória. De acordo com a pesquisa, treinamentos de atenção podem provocar mudanças na atividade do cérebro de idosos, causando um bloqueio nas distrações e a melhora na concentração.
As palavras cruzadas são um dos instrumentos usados pelos médicos para o tratamento da doença de Alzheimer e em casos de perda de memória. Este exercício é chamado de ginástica cerebral. Quanto mais informações o cérebro recebe, mais sedento de novos dados fica.
Segundo os especialistas, as palavras cruzadas podem rejuvenescer o cérebro até 14 anos nas pessoas idosas. E, além das palavras cruzadas, aprender coisas novas também é um ótimo exercício para rejuvenescer a mente e manter longe as doenças neurodegenerativas, como a demência.
Socializar e treinar novas habilidades, como cozinhar e praticar outras línguas, por exemplo, podem ser eficientes em manter o cérebro saudável. Já para aqueles que já são mentalmente ativos, trabalhos voluntários também podem ajudar, pois estimulam o senso de “propósito na vida”.
Não existem garantias sobre a saúde do cérebro e que as pessoas devem ser realistas quanto aos benefícios de qualquer exercício mental. Para os especialistas, entretanto, assumir que o declínio cognitivo é inevitável também seria um erro. Fazer listas e lembretes e ser paciente consigo mesmo são essenciais na terceira idade. E manter uma vida sociável, como familiares e amigos sempre por perto, também é um importante estímulo. Se você não pode cuidar de um familiar idoso, saiba que um cuidador pode ser uma importante ferramenta neste processo. Solicite uma proposta de atendimento para nossa equipe e conheça os benefícios do atendimento home care para idosos.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988