O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
Com o final do outono e aproximação do inverno, a previsão dos próximos meses é de temperaturas baixas. Nesse período, de acordo com especialistas, os cuidados com a saúde devem se redobrados, principalmente com as crianças e idosos.
Eles fazem parte de um grupo mais sensível e exposto a vários tipos de problemas de saúde, como resfriados, rinite alérgica, asma, sinusite, bronquite, que podem levar a conseqüências como pneumonia.
Como nessa época do ano a umidade do ar é mais baixa e ocorrem mudanças rápidas de temperatura, esses fatores contribuem para problemas respiratórios, devido ao maior contato com ácaros pela permanência em ambientes fechados com ventilação reduzida.
Cuidados com as crianças
Por mais que cada doença tenha sua peculiaridade, por conta de semelhanças nos sintomas entre elas, sempre que notar alguma diferença na rotina procure um especialista para receber o diagnóstico correto e iniciar, o quanto antes, o tratamento adequado.
Nesse período, como forma de prevenir, procure sempre manter as mãos das crianças limpas, pois elas podem ser as responsáveis por transmitir doenças. Como os pequenos colocam muito as mãos na boca, olhos e nariz, o vírus pode ser levado dessa forma a eles e outras pessoas.
Outro ponto que deve receber atenção é a hidratação, tanto da pele, quanto do corpo. Para mantê-los com a pele sem ressecamento é bom evitar banhos com a água muito quente.
Atenção com os idosos
Entre os principais riscos à saúde dos idosos no inverno estão a hipotermia, queimaduras na pele e lesões relacionadas ao clima.
A hipotermia é a queda da temperatura corporal, que pode ser causada pela ausência de movimentação ou até por infecções. Os sintomas mais comuns nesse caso são fraqueza, fadiga e diminuição do tremor do frio. Em fase avançada, o idoso pode ter fala enrolada, perda de consciência e choque.
Já as queimaduras de pele podem ser causadas por conta da pouca hidratação. É imprescindível beber bastante liquido para evitar a desidratação, tanto da pele, quanto do corpo, já que os líquidos ajudam a repor os nutrientes do corpo. Fazer uso de hidratante corporal também é uma forma de manter a pele bem cuidada.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988