Dia 5 de agosto comemora-se o Dia Nacional da Saúde. Esta data foi escolhida em homenagem ao médico sanitarista Oswaldo Cruz, que nasceu em 5 de agosto de 1872.
No próximo dia 30 de outubro (terça-feira) o Ministério da Saúde realiza a campanha Nacional de Luta contra o Reumatismo. O objetivo é conscientizar as pessoas para o diagnóstico precoce e tratamento das doenças reumatológicas, que envolvem um conjunto de mais de 200 patologias.
As festas de final de ano estão chegando e, com elas, os excessos de barulhos causados pelos fogos de artifício. Além do mal-estar e da poluição sonora, é crescente o número de acidentes envolvendo fogos de artifício. De acordo com dados do Ministério da Saúde, mais de 7 mil pessoas sofreram lesões decorrentes do uso de rojões nos últimos anos.
Além disso, o barulho dos tradicionais shows pirotécnicos possui um potencial de dano auditivo que costuma ser subestimado, podendo causar zumbido, perfurar o tímpano e até gerar algum tipo de perda auditiva. O barulho de fogos de artifício é nocivo principalmente para as pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo, que podem ficar extremamente incomodadas.
Um estudo americano informa que a média de som medida a três metros de explosões de fogos de artifícios é de 150 decibéis, o que excede o critério de risco para audição. Ruídos acima de 85 decibéis são prejudiciais à saúde auditiva e quanto mais repetitivos ou altos eles forem pior será o dano na cóclea, órgão responsável pela audição sensorial.
Como se proteger
Para proteger a audição, o ideal é se manter o mais distante possível do local da queima dos fogos, evitando a exposição ao volume excessivo dos rojões. Se for inevitável, a melhor saída é utilizar protetores auditivos. Já para quem for soltar fogos, recomenda-se modelos com pouco barulho. Hoje em dia existem diversas opções de fogos de artifício no mercado com cores e efeitos de extrema beleza, sem causar os tradicionais estouros.
E não se esqueça: é preciso redobrar a atenção com crianças e idosos, pois nem sempre eles saberão informar o que estão sentindo após a exposição a um barulho intenso ou outros fatores. Só desta maneira todos poderão confraternizar com saúde e paz!
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.