Proposta de atendimento
Seja um parceiro

Veja também

Protetor solar: seu aliado contra o envelhecimento precoce e o Câncer de Pele

O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.

Por que reduzir álcool e evitar o tabagismo fazem a diferença

Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.

Infecção urinária: ausência de sintoma pode agravar a doença

Se você está sentindo dor ao urinar, ou sensação de bexiga cheia, certamente pode estar sofrendo de uma infecção urinária. Muitas vezes esta infecção é silenciosa e passa despercebida, onde o corpo consegue combatê-la naturalmente. Mas, se o indivíduo apresentar os sintomas citados acima, por exemplo, é necessário buscar ajuda médica.

As mulheres são as mais vulneráveis à infecção do trato urinário. Isso ocorre por uma questão anatômica, já que a uretra feminina é mais curta e sua entrada fica mais próxima à vagina e ao ânus. A cistite, nome formal da infecção urinária, acomete de 20 a 30% da população feminina em alguma fase de suas vidas.

Muitas mulheres, inclusive, tem uma pré-disposição para a chamada cistite de repetição, que consiste em episódios frequentes de infecção urinária. Ainda que tomem todos os cuidados, evitando ficar mais de três horas sem ingerir líquidos, limpando-se corretamente e mantendo a região genital sempre limpa e seca, as mulheres podem ter mais de seis infecções urinárias no mesmo ano.

Sintomas

Muitas vezes a infecção urinária não apresenta sintomas, por isso é importante ficar alerta quando sentir:

  • Ardência forte ao urinar
  • Forte necessidade de urinar, mesmo tendo acabado de voltar do banheiro
  • Urina escura
  • Urina acompanhada de sangue ou com odor muito forte
  • Dor pélvica
  • Dor no reto
  • Aumento da frequência de micções
  • Incontinência urinária

Como diagnosticar uma infecção

Em caso de suspeita de uma infecção urinária, o médico deve solicitar um exame de urina e uma cultura de urina para determinar a bactéria envolvida e quais os antibióticos indicados para aquele micro-organismo. Em alguns casos, o médico também pode solicitar exames de imagem, como a cistoscopia (exame endoscópico do trato urinário inferior), ultrassonografia ou tomografia para checar alguma anormalidade nas vias urinárias, bexiga ou rins.

Tratamento

O tratamento de infecções urinárias varia muito de acordo com o tipo de cada infecção e sua gravidade. Geralmente, o tratamento é feito à base de antibióticos, porém o médico também poderá receitar um analgésico para aliviar a dor e a ardência ao urinar. O tratamento também varia de acordo com a frequência que o paciente apresenta os quadros infecciosos.

Hoje em dia é muito comum a fisioterapia para o tratamento de infecções recorrentes em crianças com problemas funcionais, como as que adquiriram um hábito incorreto durante o desfralde, por exemplo, ou que adiam a ida ao banheiro. Idosos também podem precisar desse tipo de auxílio, que pode ser realizado em atendimento domiciliar. 

Para saber mais informações sobre a infecção do trato urinário e as vantagens do tratamento em home care, solicite uma proposta de atendimento para nossa equipe multidisciplinar.

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Campos obrigatórios são marcados*.







Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988

Copyright 2024 - Conceito Home Care. Todos os direitos reservados. Site by MissLily
Este site usa cookies. Os cookies neste site são usados ​​para personalizar o conteúdo, fornecer recursos de mídia social e analisar o tráfego. Além disso, compartilhamos informações sobre o uso do site com nossos parceiros de mídia social, publicidade e análise da web, que podem combiná-las com outras informações que você forneceu a eles ou que eles coletaram do uso de seus serviços.
Concordo