O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, curável, de evolução lenta, que tem como agente etiológico o Mycobacterium Leprae. Esta bactéria lesa os nervos periféricos atingindo membros como braços, pernas e face, podendo levar a deformidades, caso seja detectada tardiamente.
Uma das mais antigas doenças da humanidade, com registros de 600 a.C., a hanseníase foi controlada com o avanço da ciência e da qualidade de vida. Mas, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o Brasil ainda registra o segundo maior número absoluto de casos no mundo – cerca de 30 mil ao ano.
Cuidados especiais são fundamentais para a cura da doença. A administração dos medicamentos está entre eles, já que o tratamento é baseado na poliquimioterapia, ou seja, uma associação de medicamentos que evita a resistência do bacilo.
Esse tratamento pode ser mais eficaz se for realizado por uma equipe multidisciplinar home care. Como há uma série de medicamentos e quantidades que devem ser tomadas nos horários certos, é aconselhável o acompanhamento de uma outra pessoa, que não o paciente. E a família, muitas vezes, não possui tempo hábil para administrar o tratamento.
Como prevenir a doença
O Ministério da Saúde adverte que a principal forma de prevenir a hanseníase é o diagnóstico precoce, pautado no conhecimento sobre os sinais da doença e na realização periódica de exame dermato-neurológico. Além de influenciar diretamente na qualidade de vida e cura dos pacientes, o diagnóstico implica no tratamento, principal forma de contenção da contaminação. Na ausência de uma vacina específica contra a doença, a aplicação da BCG também contribui como medida preventiva.
Procure ficar atento aos sintomas de formigamento, dormência nas extremidades, manchas brancas e perda de sensibilidade da pele na área das manchas. Se eles persistirem, procure um especialista. E, se quiser saber mais informações sobre o atendimento home care para o tratamento da doença, entre em contato com nossa equipe especializada.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988