O uso diário de protetor solar é uma das práticas mais simples e eficazes para proteger a pele contra os danos causados pela exposição ao sol.
Reduzir o consumo de álcool e evitar o tabagismo são passos essenciais para quem deseja viver com mais saúde e qualidade de vida.
As temperaturas elevadas, comuns nesta época do ano, podem comprometer a conservação de alimentos e favorecer a proliferação dos micro-organismos nocivos à saúde, entre eles bactérias (salmonela e estafilococos) e vírus (rotavírus) e causar a intoxicação alimentar, como é popularmente chamada a gastroentecolite aguda.
A contaminação geralmente acontece durante a manipulação, preparo, conservação ou armazenamento dos alimentos e até mesmo a ingestão de água mal tratada. Para que você e sua família possam aproveitar melhor o verão, listamos abaixo algumas dicas para manter a intoxicação alimentar bem longe. Confira:
Seu estômago precisa de descanso
Evite o consumo de alimentos pesados e de difícil digestão, além de produtos processados e gordurosos.
Consuma alimentos mais leves
Peras e maçãs cozidas e sem casca;
Torradas, bolachas de água e sal e maisena;
Sopas de legumes, caldos de legumes, carne ou frango;
Legumes bem cozidos;
Carne magras;
Gelatinas
Lave as mãos
Antes e depois de manusear ou preparar alimentos, lave bem as mãos, os utensílios e as superfícies com água morna e sabão.
Mais fresco e mais saudável
Escolha alimentos frescos, com boa aparência e íntegros. Antes de consumir, lave-os bem com solução de hipoclorito de sódio ou vinagre.
Ingestão de líquidos
Procure beber água sempre tratada e filtrada. Durante o tratamento, prefira bebidas leves como chás de ervas, água de coco e sucos naturais coados.
Cuidado com alimentos crus
Mantenha os alimentos crus separados de alimentos prontos para o consumo, pois isso impede a contaminação cruzada. Evite comer carne crua ou mal passada, principalmente fora de casa.
Se ocorrer queda de pressão arterial, perda de peso, dor abdominal, febre ou sinais de desidratação excessiva tais como: boca muito seca, dor de cabeça e tonturas, procure um médico. Crianças, gestantes, idosos e pessoas com sistema imunológico debilitado podem apresentar sintomas mais graves durante a intoxicação.
O seu endereço de email não será publicado.
Campos obrigatórios são marcados*.
Avenida Washington Luis 6675 - Conj. 707 - Santo Amaro, São Paulo-sp | CEP: 04627-004
(11) 3733-7595 / 3731-5988